Segurança Pública no Rio de Janeiro

Equipes do projeto Aluno Presente discutem o tema a partir de experiências reais.

Aluno PresenteA equipe do projeto Aluno Presente participou no dia 18 de fevereiro de um seminário interno sobre a política de Segurança Pública na cidade do Rio de Janeiro. O encontro teve como base o livro “Testemunhos da Maré”, da pesquisadora, diretora da Redes de Desenvolvimento da Maré e consultora do Aluno Presente, Eliana Sousa.

Lançada em 2012, a publicação aborda a questão da Segurança Pública nas suas mais variadas vertentes e teve como ponto de partida a tese de doutorado em Serviço Social da autora. Eliana morou na Maré e tem larga experiência em ações sociais dentro do bairro, que abrange 16 comunidades com características distintas. “O livro tem o intuito de levar as pessoas a discutirem sobre o tema a partir de práticas reais. Nenhum outro direito será plenamente efetivado se não efetivar o direito da Segurança Pública e a maior questão é construir essa ideia dentro da favela”, disse.

Durante o seminário, os articuladores locais do projeto analisaram as práticas dos profissionais da Segurança Pública dentro das favelas, as contradições existentes entre a maneira diferenciada que a polícia atua em outros espaços da cidade. Além disso, apresentaram propostas e soluções de como construir e trabalhar a cidadania dos territórios, garantindo os direitos dos moradores.

Articuladora Local Flavia Mendonça da equipe Zona Norte II

“A formação trouxe um momento de reflexão e de troca muito importante para o nosso trabalho , agregando saberes e conhecimentos sobre a educação, a Segurança Pública e outros temas fundamentais para a sociedade e que influenciam diretamente numa prática com qualidade social”, afirmou Flavia Mendonça, Articuladora Local da Zona Norte II.

A gestora de território da equipe Zona Norte I, Roberta Castro, disse que o encontro foi essencial para os colaboradores, porque a violência territorial tem impacto na questão da evasão escolar. “Essas formações fazem a equipe refletir sobre o cotidiano do trabalho e das realidades dos moradores das comunidades”, concluiu.

O seminário ocorreu no auditório do Rio Criativo, setor da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que é mais um parceiro do projeto Aluno Presente.