Rio de Janeiro recebe força-tarefa para enfrentar zika vírus

Grávidas devem ter cuidado redobrado.
Presidente, governador e prefeito do Rio visitam residências da Zona Oeste da cidade no Dia Nacional de Mobilização Zika Zero
Presidente, governador e prefeito do Rio visitam residências da Zona Oeste do Rio no Dia Nacional de Mobilização Zika Zero.

No dia 13 de fevereiro, a presidenta Dilma Roussef esteve em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, acompanhada pelo prefeito da cidade, pelo governador do Estado e pelo secretário de Estado de Saúde e convocou a população para se mobilizar contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A força-tarefa no Rio de Janeiro contará com 71 mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica que farão visitas domiciliares para alertar a população sobre a importância do combate ao mosquito[1].

O mosquito Aedes aegypti é o transmissor das três doenças, sendo a dengue a mais comum entre os brasileiros, mas o zika vírus trouxe uma preocupação a mais para a população: a microcefalia, que é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada.

Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados, ao todo, 5.079 casos suspeitos de microcefalia desde outubro de 2015 até 06 de fevereiro de 2016. O órgão orienta as gestantes adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

Elimine os focos, tire suas dúvidas e acesse outras informações sobre o combate ao Aedes aegypti, no site: http://combateaedes.saude.gov.br/.

[1] Fonte: http://www.saude.rj.gov.br/imprensa-noticias/30672-presidente-dilma-e-governador-luiz-fernando-pezao-visitam-residencias-da-zona-oeste-no-dia-nacional-de-mobilizacao-zika-zero.html