Projeto Aluno Presente participa do desfile das escolas de samba mirins

As agremiações desfilam na terça-feira de Carnaval.
Faixa do projeto Aluno Presente na Vila Olímpica do Salgueiro, onde Clemente trabalha há 10 anos.
Faixa do projeto Aluno Presente na Vila Olímpica do Salgueiro, onde Clemente trabalha há 10 anos.

Algumas escolas de samba que fazem do carnaval carioca um dos espetáculos mais vistos no planeta, mantém nas comunidades agremiações onde são as crianças que dão o show na Avenida. A AESM-RIO, Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro, reúne 16 dessas escolas, que juntas trabalham com cerca de 40 mil crianças e jovens.

As escolas de samba mirins marcarão presença no Sambódromo na terça-feira de Carnaval e o projeto Aluno Presente participará do desfile na última ala da Filhos da Águia, agremiação mirim da Portela.

Por meio da parceria com a AESM-RIO, o Aluno Presente realizou diversas ações de divulgação nos ensaios de algumas escolas, como Herdeiros da Vila, Mangueira do Amanhã, Aprendizes do Salgueiro e a própria Filhos da Águia.

Diretora da Mangueira do Amanhã na quadra durante um ensaio.
Diretora da Mangueira do Amanhã na quadra durante um ensaio.

O auxiliar de serviços gerais, Clemente José Santiago, de 53 anos, trabalha no Salgueiro e se interessou em receber o apoio do projeto para matricular seus filhos, um com 13 e o outro com 14 anos. “Eles moravam com uma tia minha, que não tinha condições de levá-los pra escola, mas agora estão comigo e eu vou cuidar disso”, afirmou Clemente.

A diretora da escola de samba mirim Mangueira do Amanhã, Maria da Glória Dias Freitas, destacou que a presença na sala de aula é fundamental para a participação no desfile. “Todos devem estar matriculados. Trabalhamos também diariamente a importância da educação para um futuro melhor dentro ou fora do Carnaval”, disse. Para o projeto Aluno Presente, as crianças que participam das agremiações mirins se tornam multiplicadoras da iniciativa e de alguma forma auxiliam na busca das que ainda estão fora da escola.

Clique aqui e veja a ordem do desfile das Escolas de Samba Mirins, na terça-feira.