Projeto Aluno Presente organiza pontos de apoio para matrícula digital

Articuladores locais auxiliam famílias na realização das inscrições.

As inscrições para as escolas municipais vão até o dia 6 de dezembro, e para facilitar as famílias que querem inserir crianças nas salas de aula, o projeto juntou-se a uma rede de parceiros e criou nos territórios da cidade, pontos de apoio para matrícula.

aluno-interna
Ponto de apoio no Grupo Cultural Afroreggae, em Vigário Geral.

Seguindo o modelo da Prefeitura que disponibilizou polos de atendimento com acesso gratuito à internet para pessoas que necessitam de auxílio, as equipes do Aluno Presente levam computadores aos pontos de apoio (Associações de Moradores, Vilas Olímpicas ou Igrejas) e fazem a inscrição das famílias na própria comunidade.

O Centro Municipal de Saúde Dr. Garfield de Almeida, em Campo Grande, a Biblioteca Parque da Rocinha, o Grupo Cultural Afroreggae, em Vigário Geral, a Associação dos Moradores do Rio Piraquê, em Pedra de Guaratiba e a Supervia Trens são algumas das instituições que se sensibilizaram com a causa do Aluno Presente e possibilitaram a realização da matrícula digital 2016 para as crianças que estão fora da escola.

Na tarde de quinta-feira (26/11), a estudante de administração Valéria Raiane Mozambite Peres passava pelo corredor cultural da Central do Brasil quando leu a seguinte frase num banner: “Você conhece alguma criança de 6 a 14 anos fora da escola?”. Na mesma hora, ela lembrou da cunhada que tem 14 anos e está sem estudar desde que veio do Ceará para o Rio, na metade do ano passado. Com o auxílio de duas articuladoras locais do projeto Aluno Presente, a moça fez a inscrição da cunhada para o 6º ano do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino.

Acompanhe a nossa página no Facebook para saber mais sobre os pontos de apoio do projeto e seus parceiros locais e não esqueça: a primeira etapa da matrícula na Rede Municipal pode ser realizada pela internet, no site www.matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br, somente até domingo, 06 de dezembro.