Projeto Aluno Presente no Jornal O Globo

Reportagem mostra o trabalho de articuladores locais no combate à evasão escolar.

ap-oglobo2No domingo, 11/10, o jornal carioca O Globo publicou matéria sobre pesquisa feita pelo Instituto Pereira Passos (IPP), da prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Tim, que revelou que 5,3% de jovens, de 14 a 24 anos, moradores de sete favelas pacificadas do Rio de Janeiro nunca frequentaram uma escola. Em duas comunidades, Mangueira e Morro São João, ambas na Zona Norte da cidade, a situação é ainda mais grave: 11,3% e 9,3% dos entrevistados, respectivamente, nunca foram à escola.

O projeto Aluno Presente trabalha pela inclusão e pela permanência de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos na escola, e a reportagem do O Globo apontou a iniciativa como um caminho para combater a infrequência escolar e contribuir com o acesso à educação desses jovens. Até o fechamento da matéria, 8.606 crianças tinham sido identificadas fora da escola. Dessas, 6.964 foram inseridas na sala de aula. Atualmente, 9.846 crianças foram identificadas pelas equipes do Aluno Presente, e 7.915 inseridas nas escolas do Rio de Janeiro. Leia um trecho da matéria:

“Bater perna, de rua em rua, de viela em viela, em áreas carentes da cidade em busca de crianças de 6 a 14 anos fora do ensino fundamental ou com baixa frequência escolar é a rotina diária de 50 articuladores locais. Distribuídos em equipes, os articuladores ficam encarregados de áreas críticas em relação à escolaridade (geralmente favelas) das 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs)”.

Leia a matéria completa clicando no link abaixo:

Jornal O Globo – Jovens de sete favelas nunca foram à escola