Projeto Aluno Presente divulga o segundo momento de matrícula nas escolas de samba mirins do Rio de Janeiro

Cerca de 40 mil crianças e jovens desfilam na terça-feira de carnaval.

Algumas agremiações famosas que fazem do carnaval carioca um dos espetáculos mais vistos do planeta, mantém nas comunidades escolas de samba mirins onde são as crianças que dão o show na Avenida. A AESM-RIO, Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro, reúne 16 dessas escolas, que juntas trabalham com cerca de 40 mil crianças e jovens.

Nessa segunda-feira (25/01), o projeto Aluno Presente esteve na Vila Olímpica do Salgueiro para falar sobre o segundo momento da matrícula na Rede Municipal de Ensino. Enquanto os diretores entregavam as fantasias às crianças do Aprendizes do Salgueiro na Vila Olímpica, os adultos recebiam folhetos sobre a questão da criança fora da escola e o período de inscrição nas escolas da Prefeitura do Rio.

O auxiliar de serviços gerais, Clemente José Santiago, de 53 anos, trabalha no Salgueiro e se interessou pela iniciativa. Ele mora na Ilha do Governador e tem dois filhos que estão fora da escola, um com 13 e o outro com 14 anos. “Eles moravam com uma tia minha, que não tinha condições de levá-los pra escola, mas agora estão comigo e eu vou cuidar disso”, afirmou Clemente.

Faixa do projeto Aluno Presente na Vila Olímpica do Salgueiro, onde Clemente trabalha há 10 anos.
Faixa do projeto Aluno Presente na Vila Olímpica do Salgueiro, onde Clemente trabalha há 10 anos.

Assim como o Aprendizes do Salgueiro, a Mangueira do Amanhã está a todo vapor e cerca de 1.200 crianças irão desfilar.

A diretora da escola, Maria da Glória Dias Freitas, destacou que a presença na sala de aula é fundamental para a participação no desfile. “Todos devem estar matriculados na escola. Trabalhamos também diariamente a importância da educação para um futuro melhor dentro ou fora do Carnaval”, disse.

A AESM-RIO é uma das instituições parceiras do projeto Aluno Presente e contribui divulgando a iniciativa nas quadras das escolas de samba mirins. O desfile dessas agremiações acontecerá na terça-feira (09/02), a partir das 18h, no Sambódromo.