Parcerias locais: essenciais para a construção do projeto

O contato com organizações e lideranças locais tem se mostrado precioso para a localização de crianças que estão fora da escola pelos mais diferentes motivos.
Equipe do projeto visita Associação de Moradores de Jardim Guaratiba, zona oeste do Rio. Foto: Divulgação/Aluno Presente

Para os responsáveis pelo projeto, forte articulação intersetorial, comprometimento da equipe e consolidação de parcerias locais formam o tripé de sustentação do Aluno Presente, que se prepara para desafios ainda maiores.

“Um projeto com metas ousadas como o Aluno Presente não pode atingir seus objetivos sem parcerias fortes e consolidadas “, avalia Andreia Martins, coordenadora executiva do projeto. “E temos constatado no dia-a-dia que os parceiros locais, que atuam na ponta, são importantíssimos para o nosso trabalho”.

Para isso, a equipe tem investido em reuniões com representantes locais de diferentes órgãos do governo municipal, com destaque para as secretarias de Saúde e Assistência Social. Nestas reuniões, as equipes alinham procedimentos, trocam informações e buscam soluções conjuntas para os problemas levantados.

“Temos percebido um envolvimento crescente de equipes de diferentes áreas do governo municipal em torno dos objetivos do projeto: incluir crianças que estão fora da escola e evitar a evasão”, completa Andreia.

Paralelo a isso, o contato com organizações e lideranças locais tem se mostrado precioso para a localização de meninos e meninas que estão fora da escola pelos mais diferentes motivos.

“Mesmo com o diagnóstico socioterritorial em mãos, não podemos prescindir deste apoio na ponta. Presidentes de associações de moradores, com excitantes, comunicadores populares e moradores são parceiros fundamentais para o projeto”, finaliza