Jambalaia: próxima reunião acontece dia 23/07

Reunião aconteceu no Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade, em Campo Grande.
IMG-20150624-WA0006
Ocupação Jambalaia. Rede de parceiros do Aluno Presente teme desabamento

No dia 26 de junho, representantes de órgãos públicos das áreas da saúde, do desenvolvimento social, educação, governo do Estado e da segurança pública participaram de um encontro idealizado pela 9ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), em parceria com o projeto Aluno Presente. A reunião teve um único objetivo: prevenir um desastre, que na opinião de quem trabalha com os moradores da ocupação, conhecida como Jambalaia, está anunciado.  Localizado no bairro Campo Grande, o prédio abandonado pela Caixa Econômica Federal, está prestes a desmoronar, trazendo risco de vida às famílias que fizeram dos escombros sua moradia, entre os quais, crianças e adolescentes acompanhados pelos profissionais do Aluno Presente.

Segundo o diretor do Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade, Pedro Jerônimo Rodrigues Baptista, anfitrião do encontro, alguns alunos que moram na ocupação chegam à escola sujos e aparentemente enfermos. “ os problemas graves de saúde dos alunos resultam em infrequência escolar e por fim, no abandono”, disse o diretor.

O conselheiro tutelar de Campo Grande, José Maria do Couto Reis, ofereceu-se para levar um relatório sobre o Jambalaia ao Ministério Público, e pediu para que cada uma das pessoas que representam organizações que estão em contato com algum morador da ocupação faça um relato sobre casos onde o direito das crianças e adolescentes estiverem sendo desrespeitados.

alunopINSTITUIÇÕES REPRESENTADAS NO ENCONTRO EM DEFESA DOS DIREITOS DOS MORADORES DA OCUPAÇÃO JAMBALAIA: 

40º Batalhão de Polícia Militar;

Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro;

9ª Coordenadoria de Desenvolvimento Social – CDS;

CRAS Aluno Marcelo Cardoso Tomé;

CRAS Luisa Mahin;

Centro Municipal de Saúde Aguiar Torres;

Conselho Tutelar de Campo Grande;

Projeto Aluno Presente;

Ciep Armindo Marcílio Doutel de Andrade;

Coordenadoria de Saúde – CAP 5.2.