Incidência em políticas públicas é um dos principais focos de atuação da equipe do Aluno Presente

Entre as principais conquistas, destaca-se a formação de um Grupo de Trabalho (GT) Intersetorial, formado pelas secretarias municipais de Educação, do Desenvolvimento Social, da Casa Civil e de Saúde.

O  Projeto Aluno Presente, desenvolvido pela Associação Cidade Escola Aprendiz, em parceria com a Fundação Education Above All e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, contribui para que todas as crianças e adolescentes da cidade do Rio de Janeiro, entre seis e 14 anos, tenham o seu direito à educação básica garantido. A inclusão dessa prioridade como pauta permanente nos fóruns de discussão e execução de políticas públicas do município destaca-se como uma das principais frentes de ação da equipe do projeto.

antigos (134)Para Julia Ventura, Coordenadora Executiva do Aluno Presente,  a estratégia recebe destaque por ser elemento fundamental para a sustentabilidade da ação do projeto na cidade.  “Pretendemos, com isso, contribuir para a criação de uma cultura política focada na incorporação das práticas do Aluno Presente na rotina destas instituições com influência sobre as políticas públicas”, afirma.

De novembro de 2013 a abril deste ano, a equipe contabilizou a participação em 283 reuniões para a articulação com instituições públicas e da sociedade civil, voltadas para educação, saúde e desenvolvimento social. Os encontros de articulação entre as secretarias municipais de Educação (SME),  de Desenvolvimento Social (SMDS),  de Saúde (SMS), da Casa Civil (CVL) e com o Instituto Pereira Passos (IPP) fazem parte do cotidiano do projeto. Além dessas, há registros de ações pontuais com as secretarias de Habitação (SMH), Esporte e Lazer (SMEL) e Cultura (SMC).

“Além disso, temos uma regularidade semanal de encontros com as 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) responsáveis pela rede pública municipal. Essas reuniões tem o objetivo de alinhar a ação do Aluno Presente com os agentes escolares e gestores públicos para viabilização das matrículas, encaminhamentos e acompanhamentos de alunos fora da escola ou infrequentes”, destaca Julia.

Entre as principais conquistas, destaca-se a formação de um Grupo de Trabalho (GT) Intersetorial, formado pelas secretarias municipais de Educação, do Desenvolvimento Social, Secretaria da Casa Civil e de Saúde, que tem como pauta focal a questão da criança fora da escola.

“Consideramos avanços significativos no aprofundamento de nossas relações institucionais para benefício da execução do projeto, assim como para a implementação de uma agenda permanente de inclusão e combate à evasão escolar, no âmbito da afirmação de nossa metodologia de trabalho”, encerra.