Geral Presente na Escola realiza encontros com Grêmios Estudantis

20 unidades escolares fazem parte da ação do projeto Aluno Presente.
Encontrinhos reuniram alunos que participam da ação Geral Presente na Escola
Encontrinhos reuniram alunos que participam da ação Geral Presente na Escola

O Geral Presente na Escola é uma ação do projeto Aluno Presente que desenvolve estratégias de combate à evasão escolar a partir dos Grêmios Estudantis de 20 unidades escolares municipais, localizadas nos bairros de Madureira, Acari, Costa Barros, Barros Filho, Vila Kenedy e Vila Aliança. Os estudantes participam de encontros semanais coordenados por cinco educadores. Com o intuito de trocar experiências, o mês de novembro foi dedicado a cinco encontros regionais (Encontrinhos) entre essas unidades.

“Os encontros regionais são importantes para a troca, a escuta e o sentimento de pertencimento que cada grêmio necessita para desenvolver suas atividades dentro do espaço escolar”, afirmou a Gestora da ação, Cintia Soares.

O aluno Alisson Silva, de 13 anos, participou do Encontrinho no dia 12 de novembro, na Lona Cultural Terra de Guadalupe. Ele é vice-presidente do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Telêmaco Gonçalves Maia, na Pavuna, e acredita que o trabalho do Geral Presente na Escola garante o futuro de muitos alunos.

Atividade de reflexão: o que não pode faltar numa escola de qualidade?
Atividade de reflexão: o que não pode faltar numa escola de qualidade?

Na sexta-feira, 13 de novembro, foi a vez dos grêmios das Escolas Municipais Rugendas, Barcelona, Ministro Edgard Romero e Figueiredo Pimentel se reunirem no auditório da Clínica da Família Souza Marques, em Madureira. Nesse dia, os estudantes apresentaram filmes que contavam o cotidiano de cada unidade e participaram de uma oficina para refletir sobre o que é uma escola de qualidade.

A professora de Língua Portuguesa e Sala de Leitura da E.M. Rugendas, Aline da Costa Mendes declamou poesias para os alunos. “Eu já fazia projetos em prol da educação. O Geral Presente é uma continuidade”. Na escola, ela é quem faz a ponte entre os estudantes, o projeto e a equipe pedagógica.

A equipe do Geral Presente da Escola agradece aos espaços onde foram realizados os encontros: Bangu Atlético Clube, Teatro Mário Lago (EQUIPE MODU), Lona Cultural Terra de Guadalupe, Clínica da Família Souza Marques e Guadalupe Country Club.