Encontrinhos reúnem grêmios estudantis para troca de experiências

Adolescentes pensam juntos em como melhorar a escola.

interna-150616O Geral Presente na Escola foi criado no ano passado para fomentar e apoiar as iniciativas dos estudantes de 20 unidades do município do Rio de Janeiro. Pelo segundo ano consecutivo, a ação do projeto Aluno Presente voltada para o combate à evasão escolar a partir dos grêmios estudantis, realiza os chamados Encontrinhos. “O objetivo dos encontrinhos é reunir os grêmios para que possam trocar experiências” disse Cíntia Soares, gestora da ação.

“Como deve ser a escola dos meus sonhos?” Foi essa a pergunta que norteou as atividades dirigidas pela educadora Juliana Figueiredo no terceiro Encontrinho de 2016, que aconteceu na E.M Ministro Edgard Romero, em Madureira, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Cerca de 15 adolescentes se reuniram para refletir sobre ações que podem melhorar o ambiente escolar.

“A escola dos meus sonhos deve ter wi-fi de graça pra todo mundo”, disse uma aluna que teve o apoio da maioria do grupo, revelando o desejo dos estudantes de permanecerem ligados ao mundo digital também dentro do espaço escolar. Na continuidade da dinâmica, a educadora pediu para que cada grêmio contasse o que tem feito de fato para melhorar a escola.

No Encontrinho liderado pela educadora Luiza Santos, o presidente do grêmio da E.M Monte Castelo, em Coelho Neto, destacou as ações realizadas pelo grupo durante o ano passado e o começo de 2016. “Considero que a nossa campanha contra o bullying tenha sido a principal ação. Tivemos a ideia porque um aluno falou comigo que estava sofrendo bullying dos colegas. Conseguimos também a reforma dos banheiros que estavam em estado crítico e resolvemos o problema da falta da água que a escola enfrentava. A direção nos apoia em todas as ações”, afirmou Vitor Henrique, de 12 anos.

Como a ação é realizada por cinco educadores que se dividem entre as 20 unidades, cada um deles coordenou um Encontrinho com quatro escolas em locais diferentes. Segundo Cíntia, a ação tem sido muito bem recebida pelos diretores e professores, pois é fácil notar a mudança no comportamento dos alunos que participam. Paulo Gabriel, de 16 anos, participou no ano passado de um dos grêmios estudantis que fazem parte do Geral Presente, e hoje em dia é convidado para participar de seminários onde o tema é o protagonismo juvenil.

interna-150616b“Além de enriquecer o trabalho dos grêmios por conta da troca de ideias e propostas, os encontros também são uma ferramenta para desenvolver a comunicação oral dos estudantes e elevar a autoestima deles”, disse a educadora Juliana Gomes que realizou o último Encontrinho desse ano com as escolas do bairro de Vila Kennedy.

A equipe do Geral Presente na Escola agradece a parceria dos espaços onde foram realizados os encontros: Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira; Lona Cultural Terra, em Guadalupe; Lona Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu; Espaço Cultural Arlindo Cruz, em Realengo e E.M Ministro Edgar Romero, que participa da ação, em Madureira.