E.M Silvio Romero recebe indígena brasileiro

Anápuáka Tupinambá conversou com alunos sobre a rádio Yandê.

interna-190516Com o apoio da educadora do Geral Presente na Escola, Patrícia Munçone, o grêmio estudantil da Escola Municipal Silvio Romero, localizada em Honório Gurgel, zona norte do Rio, organizou nesse mês de maio, um bate- papo entre as turmas do 9º ano da unidade e o indígena Anápuáka Tupinambá, idealizador e coordenador da rádio Yandê, primeira web rádio indígena do Brasil.

A rádio é acessada em mais de 40 países e já chegou à marca de meio milhão de ouvintes. “Muitas mídias internacionais acompanham a nossa programação. São mais de 70 colaboradores em todo o país e dois correspondentes que ficam em Brasília e no Mato Grosso do Sul. Por isso, temos orgulho da existência da rádio”, disse Tupinambá.

Anápuáka percebeu cedo o poder da comunicação. Fez o seu primeiro jornal de bairro com 15 anos, que era distribuído de forma gratuita no condomínio onde morava, no Rio de Janeiro. Durante o encontro com os estudantes, ele falou sobre os povos indígenas contemporâneos, a sua história, os preconceitos sofridos e o uso da rádio como ferramenta de luta na valorização da cultura.

“O que eu quero transmitir é que vocês podem melhorar a própria vida, a dos outros e, inclusive, o mundo em que vivemos. O grêmio estudantil, por exemplo, é uma forma de luta dentro do ambiente escolar para discutir as opiniões dos alunos com a direção. Isso faz a diferença em cada um”, ressaltou.

Dayanna Morena, de 13 anos, participa do Grêmio da Silvio Romero e adorou a experiência de receber um representante dos povos indígenas na escola. “Eu achei interessante a presença dele aqui porque citou assuntos que não temos tanto acesso e dessa maneira conseguimos tirar nossas dúvidas”, concluiu.

Sobre a rádio Yandê

A rádio Yandê é 1ª web rádio indígena do Brasil. Totalmente idealizada e administrada por indígenas. Os objetivos são a difusão de notícias, debates e a promoção da cultura indígena por meio da velocidade e alcance das novas tecnologias.