DVD Nana & Nilo e os Animais é lançado na Casa do Jongo

Personagens valorizam a cultura afro-brasileira.
Tia Maria do Jongo animando a roda
Tia Maria do Jongo animando a roda.

Quantos personagens negros você já viu em livros ou revistas infantis? Pensando em levar para o grande público um material que atenda às obrigações curriculares do ensino de História, Cultura Afro-Brasileira e dos Povos Indígenas (lei 10639/03 e lei 11645/08), além de Educação Ambiental, foi criado o DVD Nana & Nilo e os animais. Os dois personagens são irmãos gêmeos negros que ao lado de Gino – um passarinho verde – e da árvore encantada Mulemba, fazem viagens pelo Brasil para mostrar a  diversidade regional do país. Em cada uma delas, surgem costumes, objetos, brinquedos e gêneros; ritmos e estilos musicais como carimbó, baião, maxixe e jongo.

O lançamento do DVD aconteceu no dia 19/03, na Casa do Jongo, um Centro Cultural inaugurado há pouco mais de um ano em Madureira, zona norte do Rio, e contou com a presença das crianças do Grupo Cultural Jongo da Serrinha, entre outros convidados. O projeto Aluno Presente foi representado pelas gestoras Conceição Loiola e Cintia Soares, a educadora Patrícia Munçone, do Geral Presente na Escola e a articuladora local Dalila Franco, que falaram sobre o acesso à educação e a permanência na escola, trabalho desenvolvido desde 2014 na capital fluminense.

 Jovens do grêmio da E.M. Silvio Romero participam do lançamento do DVD na Casa do Jongo, em Madureira
Jovens do grêmio da E.M. Silvio Romero participam do lançamento do DVD na Casa do Jongo, em Madureira.

Os jovens do grêmio estudantil da Escola Municipal Sílvio Romero também participaram do evento e se sentiram felizes por ter conhecido o Jongo. O jovem Paulo Gabriel, de 17 anos, leu uma poesia sobre a juventude na abertura do evento e arrancou muitos aplausos. Ele era uma das pessoas que nunca tinham visto a dança do jongo. “Quando eles chegam aqui e veem tantas pessoas dançando, cantando e perpetuando a cultura dos seus ancestrais, certamente voltam pra casa com a autoestima renovada”, afirmou Cintia, gestora do Geral Presente na Escola.