Confira as áreas da cidade onde o projeto atua

Ação de busca ativa de crianças fora da escola se estenderá para toda a cidade do Rio de Janeiro até o final de 2014.

IMG_0106De acordo com o planejamento inicial, o projeto Aluno Presente expandirá gradativamente a sua atuação até o final de 2014. O objetivo é atender a totalidade do município do Rio de Janeiro. Atualmente o projeto está presente nas seguintes regiões: 3ª CRE (zona Norte) e 8ª e 9ª CREs (zona Oeste).

A expansão tem sido amplamente discutida entre os profissionais e técnicos do Aluno Presente e da Secretaria Municipal de Educação, tendo como base o diagnóstico socioterritorial produzido especialmente para o projeto.

O diagnóstico levantou e cruzou diferentes bases de dados de órgãos governamentais, com o intuito de identificar as regiões da cidade com maior potencial de encontrar crianças entre 06 e 14 anos que estejam fora da escola e, especialmente, com risco de evasão – neste caso o projeto toma providências para evitar que elas deixem a escola prematuramente.

Equipe em campo
Uma nova equipe de articuladores de campo foi contratada e treinada pelo projeto para trabalhar nas áreas que fazem parte da expansão. O trabalho de campo consiste, entre outras coisas, na busca de parceiros locais, identificação, localização e visita às famílias com crianças fora da escola ou com risco de evasão e em dar os encaminhamentos necessários para que a criança volte para a sala de aula.

A articulação local com outros órgãos do Poder Público municipal também faz parte dos trabalhos da equipe, já que uma série de providências precisam ser tomadas com o apoio e parceria de outras secretarias – notadamente a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Confira os bairros que fazem parte das áreas de atuação do projeto Aluno Presente (3ª, 8ª e 9ª CRE)s:

3ª CRE
Jacarezinho, Piedade, Bonsucesso – Complexo do Alemão, Engenho da Rainha, Inhaúma, Higienópolis, Triagem, Riachuelo, Cachambi, Engenho de Dentro, Todos os Santos, Sampaio, Água Santa, Rocha, Pilares, Ramos, Encantado, Praça do Terço, Tomás Coelho, Maria da Graça, Engenho Novo, Lins de Vasconcelos, Méier, Del Castilho, Jacaré, Largo do Jacaré e Abolição.

8ª CRE
Bangu, Padre Miguel, Senador Camará, Jabour, Santíssimo, Vila Kennedy, G. da Silveira, Guadalupe, Deodoro, Vila Militar, Sulacap, Magalhães Bastos e Realengo.

9ª CRE
Campo Grande, Inhoaíba/Dumont, Cosmos, Campo Grande/Loteamento Joari, Campo Grande/Cachamorra, Campo Grande/Monteiro, Santíssimo, Inhoaíba, Cosmos/Santa Margarida, Campo Grande/Benjamin Dumont, Carobinha/Campo Grande e Senador Vasconcelos.