Equipe de campo: acompanhamento caso a caso

Para garantir que as informações não se percam, há uma preocupação constante em registrar e monitorar todas as ações dos articuladores locais.
Acompanhamento Efetivo
Equipe de campo acompanha situação das crianças e de suas famílias.  Foto: AF Rodrigues/Aluno Presente

Cada criança, um caso, uma dificuldade, um histórico, uma vida. E, para o projeto Aluno Presente, isto resulta em fichas, fluxos e encaminhamentos diferentes para cada uma.

Afinal, precisamos saber quem são as crianças, com idade entre 06 e 14 anos, que estão fora da escola ou sob risco de evasão e se, depois de todo o acompanhamento e devidos encaminhamentos, o objetivo final foi cumprido: a criança está frequentando a escola?

Para garantir que todo este fluxo e informações não se percam, há uma preocupação constante em registrar e monitorar todas as ações da equipe de campo. Assim, tudo é registrado: desde as visitas a organizações locais e potenciais parceiros até a localização e o acompanhamento das famílias que têm crianças fora da escola.

Neste caso, é feito um minucioso cadastramento da criança, com os motivos que a levaram abandonar as aulas ou a nunca frequentar uma escola: desde os dados pessoais da criança, como idade, sexo e se é alfabetizada, até informações da família, tais como renda mensal familar, escolaridade do responsável e se é inscrita em algum programa social.

O registro de todo este fluxo é de suma importância para o sucesso do projeto – que também compila os dados e traça um perfil das crianças atendidas.