Acesso à educação básica de qualidade ainda é um desafio, diz o sociólogo Jorge Werthein

A despeito de esforços em diferentes esferas, quase 60 milhões de crianças no planeta ainda não frequentam uma escola.
IMG-20150417-WA0066
Articuladoras Locais do Projeto Aluno Presente em trabalho de campo.

No mundo ainda há cerca de 58 milhões de crianças entre 6 e 11 anos de idade fora da escola, mais 63 milhões de adolescentes na faixa dos 12 aos 15 anos. Os países avançaram bastante desde o acordo internacional que estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em 2000, mas o plano que pretendia dar acesso à educação básica para todas as crianças do mundo até o fim do ano de 2015 falhou. É sobre isso que escreve o sociólogo Jorge Werthein em artigo publicado no jornal O Globo, no mês de abril. Para ler o artigo clique no link ao lado: Agenda em aberto – quase 60 milhões de crianças no planeta ainda não frequentam uma escola.

Ainda há muita coisa a ser feita para que a educação se concretize como uma ferramenta de transformação social, como todos nós esperamos. Com o projeto Aluno Presente, a cidade do Rio de Janeiro torna-se uma das primeiras a realizar um mapeamento das crianças e adolescentes fora da escola; onde eles estão e quais os motivos pelos quais se encontram nessa situação.

O projeto também oferece auxílio às famílias para que todos esses pequenos cidadãos frequentem a sala de aula. Em 2014, o projeto inseriu mais de 3.000 crianças e adolescentes em escolas da rede municipal de ensino por meio do trabalho da equipe, que visita diversas organizações, governamentais e da sociedade civil, para construir um pacto pela educação.