Aluno Presente participa de reunião do PSE em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro

A ação busca garantir a atenção integral à saúde dos estudantes da Rede Pública de Ensino.

Atendendo ao convite do Centro Municipal de Saúde Dr. Garfield de Almeida, o projeto Aluno Presente participou na quinta-feira, 24/09 de um encontro que juntou representantes das áreas da Saúde e da Educação na Escola Municipal Alfredo Cesário Alvim, na zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

A reunião coordenada por Márcia Barbosa Alves, assistente social do CMS Dr. Garfield de Almeida, é uma das ações do Programa Saúde na Escola – o PSE – que é uma política do governo federal, gerida e implementada na capital carioca por um Grupo de Trabalho Intersetorial composto pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Educação (SME) e Desenvolvimento Social (SMDS), sob a orientação do Escritório de Gerenciamento de Projetos da Secretaria Municipal da Casa Civil (CVL). A ação busca garantir a atenção integral à saúde dos estudantes da Rede Pública de Ensino.

Alda Cardozo, diretora do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – Capsi João de Barro apresentou a estrutura do equipamento de promoção da saúde mental e explicou que os encaminhamentos de crianças e adolescentes para atendimento são feitos pelas Clínicas da Família. Nesse sentido, torna-se muito importante os profissionais da educação conhecerem esses procedimentos para auxiliarem o aluno a ter uma vida mais saudável e produtiva no ambiente escolar, tendo em vista o fato de muitas famílias desconhecerem seus direitos, ou por não terem clareza sobre a deficiência da criança.

logoMárcia, que há três anos atua no PSE e é hoje a articuladora da rede em torno do CMS, explicou qual a utilidade desse equipamento para a população: “As questões básicas de saúde são tratadas num posto de saúde, quando são mais complexas ou emergenciais, são encaminhadas para um hospital. No Centro Municipal de Saúde, oferecemos os mesmos serviços de uma Clínica da Família, como clínica médica, ginecologia, entre outras demandas.”

O CMS Dr. Garfield de Almeida também organiza atividades que levam conhecimento e conscientização às crianças e adolescentes das 11 escolas que ficam no entorno e na área de abrangência do Centro. Nessas atividades, questões como o cuidado com o corpo, noções de trânsito e prevenção de doenças são assuntos de praxe, mas o meio ambiente, a cultura, o acesso à informação também são temas da pauta, pois podem contribuir para a promoção da saúde de uma forma integral e ampla.

A Equipe do Aluno Presente realizará ações nesses espaços para sensibilizar os alunos sobre a importância da educação e tentar fazer com que eles se tornem multiplicadores das informações do projeto nos territórios. “Se puderem identificar nas vizinhanças crianças ou adolescentes de 6 a 14 anos fora da escola e comunicarem com as articuladoras locais ou entrem em contato com o projeto será muito bom para todos” finalizou a gestora de território da equipe Zona Oeste II, Rejane Bolquett.