Programa Saúde na Escola (PSE) do Rio de Janeiro adota Aluno Presente como diretriz de implementação

O PSE é uma política do Governo Federal, gerida e implementada localmente na capital carioca por um Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal.

Não é apenas a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que reconhece o projeto Aluno Presente, desenvolvido pela Associação Cidade Escola Aprendiz, em parceria com a Fundação Education Above All e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, como uma inciativa de impacto entre seus programas. Desde fevereiro de 2015, o Aluno Presente é entendido, entre outras ações, como estratégia prioritária de implementação do Programa Saúde na Escola (PSE) do município.

Projeto Aluno Presente. 2014O PSE é uma política do governo federal, gerida e implementada localmente na capital carioca por um Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal – GTI-M, composto pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Educação (SME) e Desenvolvimento Social (SMDS), sob a orientação do Escritório de Gerenciamento de Projetos da Secretaria Municipal da Casa Civil (CVL). A ação busca garantir a atenção integral à saúde dos estudantes, articulando unidades escolares às unidades de saúde e de assistência social, no intuito de fortalecer as redes de proteção e de promoção da saúde.

A fim de possibilitar a formação de núcleos entre os equipamentos públicos das secretarias envolvidas, o PSE atua nos territórios de abrangência dos serviços de Atenção Primária à Saúde.

A descrição do programa no Diário Oficial de fevereiro deste ano define a escola como um elemento chave para a concretização de todas as inciativas e a presença dos estudantes, uma condição primordial para a efetivação dessa política. “O PSE Carioca, em seu planejamento de ações, considera a escola como área institucional privilegiada desse encontro, uma vez que nela são estabelecidas as relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés da educação integral, entendida como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar.”

A Rede de Atenção Primária conta com  236 unidades de saúde, que devem se articular às 1 457 unidades escolares da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Especial.