Seminário Internacional Aluno Presente: a educação é um direito. De todas e todos

O projeto reuniu cerca de 300 pessoas para compartilhar metodologia e resultados conquistados nos três anos de atuação.

Associação Cidade Escola Aprendiz, por meio do Projeto Aluno Presente, realizou o Seminário Internacional Aluno Presente: a educação é um direito. De todas e todos, na última terça-feira, 22 de novembro, na Fundação Casa de Rui Barbosa. O evento contou com a presença de cerca de 300 pessoas, entre articuladores locais, parceiros do projeto, gestores públicos e público em geral interessados em políticas públicas.

O dia começou com a exibição de um vídeo institucional que apresenta a experiência do projeto Aluno Presente. Em seguida, o tema foi aprofundado com a presença, na mesa de abertura, da secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Helena Bomeny, do diretor do British Council no Brasil, Martin Dowle, e da diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, quando foram apresentados os resultados do projeto: após três anos de trabalho, 23.689 crianças e adolescentes que estavam fora da escola ou em risco de evasão, entre 6 e 14 anos, residentes das áreas mais vulneráveis da cidade, foram identificados pelo projeto, dos quais 21.807 reinseridos em escolas públicas do Rio de Janeiro.

s-i-aluno-presente_22-11-16_foto-af-rodrigues__96O dia foi marcado pela realização da conferência internacional “Equidade e democracia: condições para o acesso e a permanência de todas e todos na escola”, que contou com a exposição do professor da Universidade de Buenos Aires, da Universidade de Cuyo e da FLACSO Argentina, Nestor Lopez. O estudioso atua na UNESCO Buenos Aires como Coordenador de Projetos de Educação e Equidade e coordena o Sistema de Informações sobre Tendências Educativas na América Latina. Participou também como debatedor da mesa o sociólogo e professor do Departamento de Ciências Sociais da PUC –RJ, Marcelo Burgos.

Na mesa “Intersetorialidade para políticas públicas educacionais” participaram a secretária estadual de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo, o diretor do Observatório de Favelas, Jailson de Souza e Silva, e o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Ignácio Cano, e teve a mediação da diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda.

As consultoras Eliana Sousa Silva e Miriam Krenzinger estiveram na mesa de lançamento do Guia Prático para Gestores Públicos: tecnologia social desenvolvida pelo projeto Aluno Presente para a superação do fenômeno das crianças e adolescentes fora da escola. O guia está disponível para download aqui no site do Projeto Aluno Presente, na página Publicações.

O Projeto Aluno Presente é uma realização da Cidade Escola Aprendiz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e a Fundação Education Above All (Qatar), através do seu programa global Educate a Child, presente em 40 países, e tem como missão contribuir para que todas as crianças e adolescentes da cidade do Rio de Janeiro tenham o seu direito à educação básica garantido.

Acesse aqui e veja mais fotos.

Fotos de AF Rodrigues.