Na Escola Municipal Orestes Barbosa, em Vila Kennedy, muitos alunos apontam como principal dificuldade em ir para a escola a distância de casa até a unidade educacional. Como estratégia, os estudantes e membros do grêmio tiveram a ideia de construir um bicicletário na escola para garantir uma melhor mobilidade dos estudantes.

Quais motivos te levam a faltar às aulas?

Em outra unidade localizada em Vila Kennedy, os representantes do grêmio da Escola Municipal Prefeito Juarez Antunes verificaram, na pesquisa, que grande parte dos estudantes gostaria que acontecessem mais eventos culturais como música, teatro e desenho na escola. Assim, o grêmio criou um concurso de desenho sobre as olímpiadas, onde muitos estudantes já se inscreveram para participar.

Que tipo de evento você gostaria que tivesse na escola?

Na Escola Municipal Rugendas, em Cascadura, os representantes do grêmio tiveram a ideia de realizar a Campanha do Abraço, pois na pesquisa apareceu que os estudantes reclamaram da questão da falta de respeito. Assim, promoverão atividades que sensibilizem estudantes e professores para o respeito mútuo.

O que você acha que falta na escola?

Já na Escola Municipal Malba Tahan, localizada em Irajá, o resultado mostrou que os estudantes desejam aulas mais divertidas. Os professores gostaram tanto do resultado do questionário que querem outro mais detalhado para que eles possam melhorar as aulas, buscando formas mais interessantes para o aprendizado dos alunos.

O que falta na escola pra você?

Já o Grêmio da Escola Municipal Sílvio Romero, que fica em Honório Gurgel, constatou na sua pesquisa que boa parte dos adolescentes dizem faltar à escola por motivos familiares e falta de incentivo da família. O grêmio que já realizava e promovia atividades como Concurso de Poesia, Peça Teatral sobre a Dengue para as famílias, palestra com o criador da Rádio Yandê, primeira radioweb indígena do Brasil, está planejando outras atividades como campeonatos esportivos que incentivem alunos e responsáveis a gostar do espaço escolar e acreditar nele. O professor de Educação Física adorou a ideia e já montou um projeto para o campeonato.

O que te faz faltar a escola?

Outros grêmios já se adiantaram ao resultado das pesquisas e realizaram atividades que coincidem com os desejos dos estudantes, como o grêmio da Escola Municipal Telêmaco Gonçalves Maia, na Pavuna, que conseguiu junto à direção da escola o conserto dos banheiros e instalação de espelhos nestes banheiros (os espelhos são artigos muito desejados nas escolas). Na pesquisa aparece que os alunos gostariam que melhorias estruturais ocorressem na escola e reconhecem a reforma dos banheiros como grande conquista.

Você notou alguma mudança na escola?

Qual mudança você notou?

Mais um grêmio que se adiantou foi o da Escola Municipal Mário Fernandes Pinheiro, em Senador Camará, promovendo uma palestra com debate sobre sexualidade, com parceria da Clínica da Família. Este foi um dos temas mais apontados pelos alunos como importante na sua formação. Além disso, o grêmio está preparando a exibição de uma série de entrevistas realizada por eles próprios sobre beleza negra.

Você gostaria de ter aula de Educação Sexual