Uma homenagem às nossas mulheres

Mães, educadoras, profissionais, guerreiras de todos os dias.

O Projeto Aluno Presente, a partir de sua atuação para a garantia ao direito à educação na cidade do Rio de Janeiro, considerou de extrema importância prestar esta homenagem às mulheres brasileiras, evidenciando o papel central destas heroínas na vida familiar e profissional em torno da seguridade dos direitos das crianças e adolescentes.

Aluno PresenteDentre as mais de 11 mil crianças identificadas pelo projeto como fora da escola entre 2014 e 2016, cerca de 80% vive com as mães e/ou esta é sua responsável legal. São mulheres que além de serem responsáveis pelo cuidado dos filhos e filhas também trabalham (82%), seja formal ou informalmente, na rua (47%) ou no lar (35%). Entretanto, são mulheres que fizeram parte de uma geração com ainda pouco acesso à escolarização, pois, como indicam as entrevistas realizadas pelo projeto, 59% possuem apenas a Educação Infantil completa, 23% possuem o Ensino Fundamental e apenas 13% o Ensino Médio completo ou incompleto.

Diferentemente do que se poderia pensar, no entanto, a baixa escolaridade não indica pouco empenho na educação dos filhos e filhas. Apesar da dupla jornada entre trabalho e casa, são as mães, tias, avós e irmãs as grandes responsáveis pela busca incessante por oportunidades melhores para as crianças e adolescentes da cidade. Este é o exemplo de Rosana Aparecida, cozinheira, que com quatro filhos superou as dificuldades de uma separação e saiu do Paraná direto para o Rio de Janeiro. Na cidade, com a ajuda da mãe, ela conseguiu matricular os filhos em escolas públicas, pois acredita que a educação é fundamental para o desenvolvimento pessoal, social e cultural de cada um.

“Eu procuro incentivá-los o tempo todo, porque, infelizmente, não completei o Ensino Médio devido às dificuldades que passei na época e à falta de incentivo dos meus pais. Por isso, quero que eles tenham as oportunidades que eu não tive, porque a educação é tudo na vida”, afirmou Rosana.

Ela contou também que faz questão de incluir na sua rotina acompanhar o rendimento dos filhos Jorge Ruan (18), Willian Renan (15), Dyan Luca (7) e Luiz Fernando (5) na escola, porém, em julho do ano passado, descobriu que Willian estava faltando às aulas.

“Eles me acham chata porque fico de olho todos os dias no caderno de cada um. O Willian começou a faltar o colégio, porque arrumou uma namorada e ia à praia com ela. Eu descobri devido ao meu hábito de olhar os deveres e os livros. Infelizmente, ele acabou sendo desligado porque já tinha muitas faltas”, disse Rosana.

Com o apoio do projeto Aluno Presente, Rosana conseguir inserir o filho em uma nova escola e destacou que hoje em dia ele frequenta normalmente a sala de aula. “Estou no Rio há dois anos. Logo que cheguei, trabalhava em um mercado de domingo a domingo e não conseguia acompanhar as reuniões de pais. Atualmente, vou em todas, porque é fundamental a participação da família”, afirmou.

A Rosana é um exemplo de que os pais e a família devem incentivar e estar atentos à presença dos filhos na sala de aula para a construção de um futuro melhor. O projeto Aluno Presente contribui com essas histórias incluindo crianças e adolescentes de 6 a 14 anos nas escolas da Prefeitura do Rio e criando condições para que elas continuem estudando.