SporTV mostra o sonho de dois jovens pelo futebol aliado à sala de aula

A harmonia entre o talento pelo esporte e os estudos transformam a vida de adolescentes atendidos pelo projeto Aluno Presente.

O nome de Antônio Gabriel Feitosa, de 14 anos, morador de Barros Filho, bairro da zona Norte do Rio, entrou, no ano passado, para a lista de infrequentes da Escola Municipal Rose Klabin (Guadalupe), onde estudava, o que fez a Secretaria Municipal de Educação encaminhar o seu caso ao Aluno Presente, que procura crianças e adolescentes, entre 06 e 14 anos, fora da escola ou em risco de evasão escolar.

interna-1807

A articuladora local do projeto Valdilene Neves, ao visitar a casa do jovem, percebeu que eram os treinos de futebol – Antônio é lateral direito do time Projeto F.C. do Lagartixa – que o estavam afastando da escola. Começou ali um esforço de diálogo e de acompanhamento para identificar o problema e encontrar uma solução para manter o menino dedicado aos estudos. Com a ajuda do projeto, Antônio conseguiu mudar o horário das aulas para conciliar treinos e estudos. “Hoje ele está presente na escola, com boas notas e excelente comportamento. Acho bom ele jogar bola, pois, além da escola, o esporte ajuda a manter ele longe das drogas e de outras coisas ruins” disse o pai do adolescente, João Everaldo Feitosa.

interna-1807b

Douglas Matheus da Silva, também de 14 anos, morador de Inhoaíba, na Zona Oeste do Rio, é outro adolescente que tem o mesmo sonho. O jovem foi para a escola pela primeira vez há apenas dois anos, pois sua avó, Maria Neide José, de 49 anos, como não tinha a certidão de nascimento do menino, acreditava que ele não poderia ser matriculado. A articuladora Vanessa Garcia orientou a família e Douglas é hoje aluno da Escola Municipal Paulo Renato Souza, e já tem seus documentos. O que a avó dele não sabia é que nenhuma escola pode se negar a fazer a matrícula por conta de ausência de documento. “Sinto que ele vai ser alguém na vida. A oportunidade se alcança com fé”, disse.

Antônio e Douglas disputam o campeonato Amador da Capital, na categoria sub-15, pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e não deixam mais de ir à escola. O canal SporTV mostrou essas duas histórias, no programa Tá Na Área, e como o talento pelo esporte e os estudos podem andar juntos. Veja a reportagem aqui: http://glo.bo/29JbeCC.