Matrícula Digital começa hoje para as escolas do município do Rio de Janeiro

Inscrições são para todas as classes da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

14670726_1068200043299730_2474529286777876420_nA Prefeitura do Rio de Janeiro começa hoje (25.10) o processo de matrículas digitais para a Rede Municipal de Ensino, com a novidade de que a partir de agora as inscrições para as creches municipais também serão feiras pela internet, além das aplicações para educação infantil, ensino fundamental e ao Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). Nesta primeira semana serão priorizadas as crianças com deficiência, com idade a partir de 4 anos. O site para a inscrição mudou. Agora é o www.matricula.rio.

Todas as crianças, adolescentes e jovens do município poderão se inscrever para estudar em 2017 numa das turmas da rede.

De 25 de outubro a 4 de novembro as inscrições serão exclusivas para crianças com deficiência, a partir de 4 anos de idade. A partir do dia 9 de novembro, poderão ser feitas inscrições para Creche (que vão até o dia 18 de novembro), Pré-Escola, Ensino Fundamental e Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), esses até 06 de dezembro. É importante seguir as instruções do site da Matrícula Digital 2017 e ficar atento para cumprir todas as etapas da inscrição.

Este é o oitavo ano consecutivo em que a primeira fase da matrícula para as escolas municipais é realizada pela internet. A Secretaria Municipal de Educação dará apoio às pessoas com maior dificuldade de acesso à internet, que podem ligar para o número 1746 e se informar sobre os locais que oferecem polos de matrícula com internet gratuita.

Durante os três últimos anos, as equipes de campo do Projeto Aluno Presente estiveram diretamente envolvidas com o processo de matrícula digital. Os articuladores locais e os gestores de território circularam pelas comunidades e tiram dúvidas de moradores, fazem suas inscrições e, em parceria com instituições locais, montam pontos de apoio à matrícula similares aos da prefeitura, com internet gratuita.

Fique atento!

– Criança sem certidão de nascimento pode fazer a matrícula para garantir o direito fundamental à educação: A educação é um direito das crianças. De todas elas;

– A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) mais próxima de sua casa também pode dar informações sobre a matrícula digital;

– Se o candidato à vaga já era aluno de uma escola da rede municipal, deve procurar a direção dessa unidade de ensino e pedir o antigo código do SGA – Sistema de Gestão Acadêmica. Ele será necessário para fazer uma nova inscrição ou uma transferência para outra escola;

– Se você conhece alguma criança ou adolescente fora da escola, fale com os responsáveis por ela sobre a matrícula digital 2017.

Baixe aqui o folder com o passo-a-passo feito pela Prefeitura do Rio de Janeiro no link e lembre-se: A educação é um direito das crianças. De todas elas.