Grêmios Estudantis do Geral Presente na Escola realizam pesquisa sobre infrequência e evasão escolar

Os alunos responderam questões como quais são os motivos que os levam a faltarem às aulas e com as respostas pensaram em soluções para o problema.

interna-808Com o intuito de entender os motivos da infrequência e evasão escolar, os 20 grêmios estudantis que fazem parte da ação Geral Presente na Escola, do projeto Aluno Presente, aceitaram o desafio de realizar em suas unidades escolares uma pesquisa para levantar questões pertinentes à permanência dos estudantes nas escolas e pensar em soluções para resolver o problema a partir desses resultados.

Os cinco educadores do Geral Presente na Escola participaram deste processo, auxiliando os alunos a elaborarem as perguntas e explicando a utilidade do material. “Usamos um método bem didático porque conversamos primeiro sobre qual é o papel e a importância da pesquisa. Além disso, a mesma auxiliou o contato e a aproximação do grêmio com a comunidade escolar e legitimou o papel deles dentro desse espaço” afirmou a educadora Patrícia Munçone.

Dentre as questões formuladas estão os motivos que levam estes adolescentes a faltarem às aulas, o que os mesmos acham das matérias lecionadas e o que podem fazer para melhorar a escola. Na Escola Municipal Orestes Barbosa, em Vila Kennedy, os alunos apontaram como principal dificuldade em frequentar a sala de aula, a distância de casa até a unidade educacional. Como solução para o problema levantado pela pesquisa, os estudantes e membros do grêmio tiveram a ideia de construir um bicicletário.

interna-808bOs representantes do grêmio da E.M. Prefeito Juarez Antunes, em Bangu, verificaram com os resultados que grande parte dos estudantes gostaria que acontecessem mais eventos culturais como música, teatro e desenho. Assim, o grêmio criou um concurso de desenho sobre as Olímpiadas Rio 2016. Já na E.M. Rugendas, em Cascadura, os representantes do grêmio tiveram a ideia de realizar a Campanha do Abraço, pois na pesquisa apareceu que os estudantes reclamaram da questão da falta de respeito. Além disso, irão promover também atividades que sensibilizem a comunidade escolar para o respeito mútuo.

Até o momento, 15 das 20 escolas já concluíram e sistematizaram a pesquisa e cinco ainda estão na fase da tabulação dos resultados. Seis grêmios apresentaram os resultados para as equipes pedagógicas de suas escolas durante o Conselho de Classe e outros optaram por divulgar nos jornais ou murais. “Os grêmios vêm realizando diversas atividades educativas e de lazer. Esperamos que o ambiente educacional possa ser um espaço de troca, de escuta e de cidadania, construído por todos os atores da comunidade escolar”, concluiu a gestora do Geral Presente na Escola, Cintia Soares.

Clique aqui e veja o resultado de algumas questões feitas nas pesquisas.