Monitoramento e Avaliação

A equipe de Monitoramento e Avaliação do Projeto Aluno Presente é responsável por elaborar, organizar, interpretar e sistematizar todos os fluxos de informações desde o recebimento das listas de abandono e infrequência da Secretaria Municipal de Educação até as metas e os resultados alcançados ao longo de todo o processo de inserção das crianças na escola. Consiste em um processo inovador para o registro em grande escala que comporta três bancos de dados focados: de crianças, instituições e escolas.  Todas as crianças atendidas e instituições parceiras são georreferenciadas e um sistema informatizado foi desenvolvido exclusivamente para a gestão dessas informações.

O sistema é alimentado constantemente pelos articuladores locais e a equipe central a partir das informações coletadas em campo e obtidas oficialmente com a SME sobre as crianças identificadas. Todos os contatos e desdobramentos realizados durante o acompanhamento sobre a situação enfrentada também são registrados com riqueza de detalhes. Mapeia ainda as atividades realizadas com parceiros e permite a qualquer tempo gerar relatórios, indicadores e dados fundamentais para efetivar as ações no desenvolvimento do projeto e subsidiar processos formativos e de sistematização. Trata-se de uma fonte rica de pesquisa e, principalmente, de diagnóstico da situação atual de crianças e adolescentes do município do Rio de Janeiro, com informações territorializadas, sendo possível olhar recortes de cada bairro e região da cidade e demais especificidades em torno da questão.

Como funciona?

A cada nova criança identificada, o articulador preenche uma ficha de cadastro direto no aplicativo, desenvolvido especialmente para este projeto e disponível no celular de cada articulador. A ficha de cadastro contém a identificação da criança e da família, além de dados socioeconômicos, educacionais, de saúde e sobre os encaminhamentos realizados no ato da identificação. As fichas são enviadas do aplicativo para uma plataforma e depois de tratadas alimentam o sistema informatizado do projeto. Com essas informações iniciais é possível traçar o perfil das crianças nos diferentes territórios da cidade e entender os multifatores envolvidos no caso. Todo contato posterior realizado com a família e os desdobramentos com outras instituições para a inserção e acompanhamento da criança também são registrados no aplicativo, enviados para a plataforma e inseridos no sistema. Com isso, cada criança possui um histórico de atendimento pela equipe do projeto desde o momento de sua identificação até os dias atuais. Quando a criança é inserida em alguma unidade escolar, sua frequência é monitorada por meio das listas oficiais obtidas com a SME e eventualmente pelo contato direto com as escolas.

O trabalho da equipe de campo com as instituições e unidades escolares segue o mesmo fluxo das informações sobre as crianças, mas com o armazenamento e consulta dos dados em planilhas e não em um sistema informatizado. O articulador também registra quando há uma troca de informações em colaboração com os parceiros, como indicação de casos, ações e eventos de mobilização local e comunicação, acolhimento de casos em atividades extracurriculares de instituições e qualquer outro contato.

Esses três fluxos principais resultam em um grande mapa sobre as relações construídas e ações realizadas pelo projeto nos territórios como também gera um extrato do fenômeno da criança fora da escola nas áreas do município do Rio de Janeiro. São insumos de aprendizado para traçar as experiências das equipes em campo e também representa um material sólido de conhecimento para outros órgãos que desejem entender e lidar com a situação do município e comunidades.

Veja nas imagens abaixo o layout do sistema informatizado, onde é possível organizar, pesquisar e acompanhar todo o processo desde a entrada da criança no sistema a cada etapa enfrentada pelo projeto para inseri-la na escola assim como o mapa com a distribuição de todas as crianças identificadas no território.

layout-do-sistema-

print-alunos

 

print-aluno1

print-aluno2

mapa-distribuicao